(clicar para ampliar)
O Centro Social S. Mamede de Guisande aderiu à iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, designada de Encontro “Tecer a Coesão Social”, no âmbito do Programa “Concelho Solidário”. Para o efeito cada uma das instituições sociais do concelho foram convidadas a elaborar um quadrado de pano, com as dimensões 50 x 50 cm, preenchido com motivos gráficos, simbólicos ou figurativos, alusivos à temática da coesão social, combate à pobreza e exclusão social.
Cada uma das peças, cozidas entre si, formarão um amplo puzzle que estará exposto no dia 15 de Setembro, a partir das 17 horas, nas instalações da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira.
O símbolo escolhido e elaborado pelo Centro Social de S. Mamede de Guisande procura representar os diversos aspectos sugeridos. Deste modo, numa base de pano de linho, temos um grafismo que representa quatro pessoas, de diferentes raças, culturas, credos e classes, de mãos dadas entre si, formando um círculo de união, equilíbrio e harmonia. No interior, um coração, que simboliza o amor e respeito, com um fundo azul que representa a universalidade e no centro uma casa que representa o direito à habitação, abaixo desta um pão como símbolo do direito à alimentação e a fechar o coração, em baixo temos um livro aberto, estilizado, significando o direito à cultura e à formação de cada indivíduo.