Passeio às Amendoeiras em flor
Posted by Actividades de Recreio , Iniciativas
| Posted in
Tal como havia sido anunciado, o Centro Social de S. Mamede – Guisande, realizou ontem, Domingo, 21 de Março, o seu I Passeio às Amendoeiras em Flor.
Foram dois autocarros que saíram do lugar da Igreja pelas 07:15 horas, sensivelmente, que rumaram a Celorico da Beira, pela A25, onde se fez a primeira paragem para o café da manhã. De seguida o grupo de passeantes abalou até Vila Nova de Foz Côa, onde, quem quiz comprou os produtos tradicionais (azeite, amêndoas, azeitonas, vinho, fumeiro, artesanato, etc), tanto na Cooperativa local como nas várias tendas da feirinha que ali se realizava. Logo depois o passeio continuou com atravassamento do rio Douro pela ponte da Barragem do Pocinho e subida a Torre de Moncorvo, onde foi o almoço. Uns atacaram os farnéis num jardim local e outros, em grupo, almoçaram no excelente restaurante típico “O Lagar”.
Depois houve tempo para a visita ao centro da bela localidade transmontana, de onde se destaca a bela igreja matriz, sobrando ainda tempo para o habitual convívio com danças e cantares. Seguiu-se a partida para a bela Mirandela, nas margens do rio Tua, com passagem por Vila Flôr.
Em Mirandela, depois do tempo necessário à visita, percurso no combóio ´turístico e cisita às tasquinhas de artesanato, fumeiro e doçaria e também ao belo jardim da Princesa do Tua, houve um convívio geral com a organização a brindar os participantes com uma excelente merenda que já serviu de jantar.
Finalmente, como a hora já estava avançada, pois o tempo de convívio alargou-se, com muita gente a cantar e a dançar, optou-se por se seguir directo para casa, sendo posta de lado a paragem inicialmente prevista para Amarante (sempre confusa nestas alturas). Para o regresso não ser tão cansativo, e até porque havia pessoal que queria ainda ver um pouco de futebol (Benfica-Porto na final da Taça da Liga), foi feita uma paragem de cerca de 30 minutos na estação de serviço de Penafiel.
Foi uma excelente jornada de convívio, com gente alegre e bem disposta, percorrendo belos locais e tudo num excelente primeiro dia de Primavera.
O organização, liderada pelo presidente do Centro Social, Joaquim Santos, bem ajudado pelo António Henriques, José Peixoto, Celestino Sacramento, Jorge Ferreira e outros membros dos corpos directivos , está de parabéns pois procurou que nada faltasse. Toda a gente gostou. É verdade que já se viram poucas amendoeiras em flor ,mas isso era apenas o pretexto para a jornada. O principal foi o convívio e a amizade entre pessoas da mesma terra mas de várias gerações.
Já se está à espera da próxima iniciativa.